terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Saudação para 2008

Amigos,

Na noite de hoje estarei proferindo uma palestra singela na sede de instituição espírita aqui do municipio aonde resido e escolhi como roteiro para a reflexão minha e dos colegas que lá estarão part do Artigo publicado por Allan Kardec que é o " LIGEIRA RESPOSTA AOS DETRATORES DO ESPIRITISMO" - Editora FEB 21ºEdição - pagina 258.

Em parte deste texto, por sinal muito bem redigido por Kardec estarei me apropriando do item que ratifica que o "espiritismo não é solidário com aqueles a quem apraza dizerem-se espíritas(...). "Ele não reconhece como seus adeptos senão os que lhe praticam os ensinos, isto é, que trabalham por melhorar-se moralmente, esforçando-se por vencer os maus pendores, por ser menos egoístas e menos orgulhosos, mais brandos, mais humildes, mais caridosos para com o proximo, mais moderados em tudo, porque é essa a característica do verdadeiro espírita."
A partir deste roteiro de conduta interior, emocional é que estarei fazendo um link com os nossos desejos pessoais para 2008. Por que não? nós que nos afirmamos espirtas também temos os nossos desejos pessoais, familiares, profissionais...somos ainda humanos e carregamos naturalmente e por aquisições socias e milenares inclusive o desejo que querermos ser felizes, estarmos bem entre outras formas de perspectivas emocionais.
Já afirmava SANTO AGOSTINHO a Allan Kardec em o Livro dos Espíritos que a melhor maneira de vencer os maus pendores é promover em si uma AUTO ANÁLISE, um conhecer-se a si mesmo o qual tambem é reforçado em o Evangelho Segundo o Espiritismo na perfeição moral, salvo engano, que reconhece-se o verdadeiro espirita pelo esforço que faz para vencer as mas inclinações...
Por tanto, entre desejo de ser, de obter há ainda o nosso dia a dia enquanto encarnados estivermos e a maneira pela qual nos administramos esse dia a dia é que irá fazer a diferença. Ainda mais se tivermos pleno conhecimento da percepção da vida futura.
Nesse processo de melhoria e de crescimento - que não é fácil - tendo em vista o nosso passado negativo podemos observar no nosso dia a dia que nas simples tarefas diárias temos algumas vezes dificuldade para implementarmos efetivamente as nossas ações. Ai, eu estive lendo um livro que recomendo para leitura (muito objetivo e simples) que é do Dr. CHARLY CUNGI - Psiquiatra que estuda o comportamento na FRANÇA: SABER ADMINISTRAR STRESS publicado pela Editora Larousse. Nele o Dr. CHARLY faz referencia a esse comportamento citado acima quando afirma no processo TIC e TOC a dificuldade que temos para sermos mais pro ativos, efetivo em nossas ações.
O metodo TIC e TOC fala o seguinte:
1 - Quando eu estou negligente para executar alguma ação eu estou na verdade postergando essa execução ( e isto tem haver com as nossas tarefas dometicas, profissionais e estudantis, e na casa espirita), ou seja, quando eu invento desculpas para não realizar estas ações eu estou INIBINDO UMA AÇÃO, com isso, eu estou gerando uma Emoção Desagradável e estou ainda e por extensão Adiando uma Tarefa mais uma vez.
Exemplo: dever de casa - limpar o banheiro, eu digo, que coisa? só eu é que faço esta tarefa? - aí eu estou Inibindo uma ação, gerando uma emoção desagradavel que é a irritação.
2 - Quando eu estou querendo executar alguma ação eu estou na verdade me encorajando para esta ação ( e isto tem haver com as nossas tarefas dometicas, profissionais e estudantis, e na casa espirita), ou seja, quando eu efetivamente hajo eu estou ENCORAJANDO UMA AÇÃO, com isso, eu estou gerando uma Emoção AGRADAVEL, e por extensão, estou agindo na prática.
Exemplo:
Controlar a minha agressividade - eu me plajeno para perceber em que momento eu perco a calma, fico feliz por já identificar esta situação, e a partir daí eu já consigo agir de forma mais eficaz...e paulatinamente vou me desenvolvendo.
Um exemplo que eu acho grandioso é o depoimento de ALLAN KARDEC no Livro Obras Póstumas na pagina 282 quando em nota de rodapé expressa na essencia as situações TIC e TOC, sendo que o comportamento TOC é sempre o mais expressivo em sua personalidade.
Enfim, uma boa reflexão para 2008, não acham?
FabricioMenezes
Espírita e Psicológo

Nenhum comentário: